A Viela, Letras e Livros nasce de uma ideia muito simples de fazer cinema para crianças. As mostras eram realizadas uma vez por mês e, dentro desta dinâmica, notou-se a necessidade de incrementar o projeto com mais ações com o intuito de oferecer diversas opções para as crianças, jovens e comunidade. Estas ações compreendem cursos de desenho, pintura em tela, roda de leitura, encontro de mães e futebol & leitura.
O contexto contemporâneo do bairro é de banalização da música, acesso mínimo a equipamentos culturais e atividades esportivas, índice mediano de evasão escolar, relação próxima entre jovens, crime e o tráfico.
Há um nicho de pessoas que vivem o inverso dessa realidade. Isto é, moradores que buscam outros tipos de vivência em sociedade, ou seja, saem do extremo sul para ir até o centro e terem acesso a eventos culturais, esportivos, educacionais de boa qualidade. Este tipo de pessoa normalmente não se envolve com as melhorias do bairro, mesmo sabendo que outro tipo de vivência em sociedade é possível.
A Viela, Letras e Livros visa o bem estar das pessoas que vivem na comunidade do Jardim Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. Para isto é utilizado como estratégia de acesso à arte, cultura, esporte e entretenimento, espaço lúdico para desenvolvimento físico e mental para qualquer morador que deseje freqüentar o ambiente. A leitura e o contato direto com a língua nativa é o foco para incentivar a utilização da biblioteca comunitária. A educação é a base da Organização, pois todos os projetos estão ligados a leitura e desenvolvimento educacional.