A ideia de unir o futebol com a leitura surgiu em meados de 2010. O conceito parte do pressuposto de que todo menino sonha em ser um jogador de futebol, mas quando este sonho não é realizado qual é a opção que se tem para sobreviver? Será que existem outros sonhos, outras opções? É fato que 90% das crianças e pré adolescentes estão inseridos no contexto futebol; outro fato que não deve ser ignorado é o de que não há lugares para praticar esse esporte tão querido. Escolas ficam fechadas aos finais de semana e quando abrem não tem espaço para as crianças, pois os mais velhos dominam as quadras e os campos são preenchidos por campeonatos direcionados a times adultos. O que resta são as ruas e vielas.
Normalmente é na adolescência que nós, seres humanos, tomamos gosto por algo que teremos como objetivo por um bom tempo. É importante que crianças tenham a garantia do esporte em sua trajetória, quando isso acontece, conseqüentemente, se tem um sonho a ser seguido, porem sabe-se que muitos jogadores não chegaram ao nível profissional. Isto é, meninos ficam dos 10 aos 18 anos tentando ser jogadores de futebol e quando isso não acontece o que sem tem? Frustração? Desgosto? Sentimento de incapacidade?
A missão do projeto é mostrar que existe outro caminho, todavia se o garoto não conseguiu ser um jogador ele poderá ser qualquer profissional que utilize a leitura e escrita, pois por todo o tempo ele praticou futebol e leitura.