Favela na tela é um projeto que compreende a exibição de filme para crianças e jovens da comunidade. A execução da atividade acarreta outra tarefa, paralelamente, uma roda de leitura. Isto é, se a sessão estiver marcada para certo horário, antes dela, certamente, acontecerá uma roda; assim a projeção fica como argumento para reuni-los. O foco do filme é de entretenimento e a película exibida não tem um tom crítico ou uma proposta de análise ou compreensão da estética fílmica. Já a roda de leitura tem como objetivo inserir a criança no universo de estímulo a leitura e histórias que permeiam o mundo infantil.
Leva-se em consideração que o cenário – local – atualmente e de degradação do ensino público. O argumento é embasado em histórias, reais, de crianças que estão na quarta série do ensino fundamental e não sabem ler. Tais crianças sofrem com preconceito de outras ou até mesmo de familiares quando são classificadas como “burras” e a omissão e o descaso violento do poder público e das escolas contextualizam a situação.
A Organização percebe a necessidade de acolher e entender as dificuldades dessas crianças e buscar uma interação para melhora educacional articulando escola, família e comunidade. Uma das propostas é incentivar as crianças para que elas sejam mediadoras da roda. Esta escolha faz com se sintam inclusas e que construam juntas, uma nova conjuntura local por meio de um formato educacional, lúdico e dinâmico.
Leva-se em consideração que o cenário – local – atualmente e de degradação do ensino público. O argumento é embasado em histórias, reais, de crianças que estão na quarta série do ensino fundamental e não sabem ler. Tais crianças sofrem com preconceito de outras ou até mesmo de familiares quando são classificadas como “burras” e a omissão e o descaso violento do poder público e das escolas contextualizam a situação.
A Organização percebe a necessidade de acolher e entender as dificuldades dessas crianças e buscar uma interação para melhora educacional articulando escola, família e comunidade. Uma das propostas é incentivar as crianças para que elas sejam mediadoras da roda. Esta escolha faz com se sintam inclusas e que construam juntas, uma nova conjuntura local por meio de um formato educacional, lúdico e dinâmico.